Alimentos x Colesterol ruim (LDL)

Publicado em 09/08/2017


O colesterol ruim (LDL) pode ser combatido com a união de exercícios físicos e uma alimentação saudável, existem alimentos específicos que podem combater o LDL, nossos nutricionistas da equipe de promoção à saúde recomendam:


 

            Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, bacalhau, etc) São peixes de água salgada, que auxiliam no controle e na redução do colesterol e dos triglicerídes.

 

            TomateAlém de prevenir o câncer de próstata, também reduz o colesterol na corrente sanguínea.

 

            Chiarica em fibras e ômega 3, possui ação contra o colesterol.

 

            Laranja, limão e outras frutas cítricas: são ricas em fibras solúveis e ainda contêm uma grande quantidade de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto.

 

            Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas)ajudam na redução do colesterol porque são ricas em gorduras poli-insaturadas. Na circulação sanguínea, elas reduzem o LDL.

 

            Morango e frutas vermelhasRicos em antioxidantes, que inibem a oxidação das partículas LDL.

 

            Quinoaalém de alto teor de fibras, contém saponina, uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado.

 

            Linhaçafonte de ômega 3 e ácido linoleico, reduz o colesterol e a glicose no sangue.



            QuiaboA grande quantidade de fibras solúveis, ajudam a reduzir o colesterol no sangue.



            Alhorico em uma substância chamada saponina, que reduz o colesterol ruim.



            BerinjelaContém (principalmente na casca) antocianinas, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicerídeos.



            Uva e sumo de uvaO resveratrol, presente tanto na fruta quanto no sumo integral dela, ajudam a baixar o colesterol.



            Cebolaalém de reduzir o colesterol, tem ação anti-inflamatória, que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos.



            MaçãÉ rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue.



            Feijãorico em fibras solúveis, adicioná-lo à dieta proporciona reduções significativas do colesterol total e do LDL.



            Cevada e outros grãos integraiseles contêm bons níveis de fibras, selênio e beta-glucano, uma substância que ajuda a baixar o colesterol ruim.



            Abacaterico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL (o colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue.



            AveiaContém uma fibra que auxilia na redução do colesterol LDL. Consumir 3g dessa fibra pode reduzir em até 20% o colesterol total.


O colesterol ruim (LDL) alto pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos é importante para o controle do LDL, para uma dieta e recomendações de exercícios físicos, sempre consultar um médico.

 

De Carlos Augusto Stockler, nutricionista da equipe de promoção à saúde da Consaúde  - CRN: 8 11056/P