ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Publicado em 27/05/2014


O consumo insuficiente de frutas, legumes e verduras é responsável por 31% das doenças isquêmicas do coração, 11% das doenças cerebrovasculares e 10% dos cânceres gastrointestinais ocorridos em todo mundo. Segundo a OMS, o consumo insuficiente de frutas, legumes e verduras mata anualmente 2,7 milhões de pessoas.

Dados sobre hábitos alimentares dos brasileiros

Apenas 20% dos brasileiros consomem o recomendado de frutas e hortaliças, segundo dados do Ministério da Saúde (Vigitel 2011). A frequência de consumo ainda é menor entre homens (16,6%) do que entre mulheres (23,3%). Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é consumir diariamente de frutas, legumes e verduras o superior a 400 gramas ou, aproximadamente, cinco porções por pessoa.

A pesquisa também mostrou o alto consumo de gordura em alimentos básicos da dieta, como carnes (34,6%) e leite (56,9%). Também está em alta o consumo de refrigerantes (aí incluídos os sucos artificiais): 80% dos indivíduos relataram beber refrigerante em pelo menos um dia da semana. A grande maioria dos consumidores de refrigerantes (85%) referiu que consumia versões regulares (não dietéticas). No conjunto da população adulta das 27 cidades estudadas, a frequência do consumo regular de refrigerantes foi de 29,8%, sendo mais alta entre homens (34,3%) do que entre mulheres (25,9%).